Quando Deus deu sua lei,
através de Moisés, a Israel, ele não providenciou a divisão de seu povo em
seitas e partidos. Mas, na época em que Jesus veio ao mundo, as seitas e os
partidos estavam bem fixados. Havia fariseus, saduceus, essênios e, sem dúvida,
outros. Supunha-se que todos os que eram sérios a respeito de religião, seriam
associados a uma dessas seitas.
A qual destes partidos
Jesus pertenceu? Todos têm que concordar que ele não pertenceu a nenhum deles.
Ele manteve sua independência; até o fim ele manteve relação com Deus sem
pertencer a nenhuma seita. Por esta razão, todos se opunham a ele.
Jesus não providenciou
para que seus seguidores fossem divididos em seitas e partidos. Ele antes
desejava que pudessem ser unidos. Depois de orar por seus apóstolos, ele
acrescentou:
"E não rogo
somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; e como tu, ó Pai, o és em
mim e eu em ti; também sejam eles em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17:20,21).
Através dos anos,
contudo, desenvolveram-se divisões e estas se perpetuaram pela escrita dos
credos e da formação de organizações denominacionais. O resultado é que, agora,
entre os seguidores que professam ser de Jesus, há muitos corpos
(denominações), muitos senhores (autoridades religiosas), muitas fés (credos),
e muitos batismos.
Que diferente é a
situação presente, da unidade descrita no Novo Testamento:
"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa
vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos,
o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." (Efésios
4:4-6).
Muitos, hoje em dia,
lamentam a divisão entre os crentes e desejam que não existisse. Eles desejam a
união de todas as grandes denominações e estão trabalhando diligentemente para
esse fim. Mas admitem que, até que isto seja conseguido, não há nada que um
indivíduo possa fazer a não ser juntar-se a uma das divisões existentes e
manter um espírito bondoso e tolerante. Nada no ensinamento ou na prática de
Jesus apóia esta concepção de unidade.
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